Triângulo Histórico – Rua São Bento

Olá amigos!

O Sampa Histórica começou no Facebook há pelo menos um ano e meio, de lá pra cá o projeto cresceu, muitas curtidas e compartilhadas surgiram e uma preocupação veio junto: até quando vai durar o fenômeno Facebook?  Assim como o Orkut, o Twitter (esse ainda está no ar, mas não com a mesma força do início), o MSN, um dia o Facebook pode sumir da rede. E para que o Sampa Histórica não suma junto com o Facebook, está no ar nosso novo Blog.
As postagens daqui as vezes acompanharão as postagens do Face, as vezes não. Vamos começar com as postagens sobre o famoso Triângulo Histórico da Cidade.

A elegância da Rua São Bento nos primeiros anos do século XX.

O que chama atenção, além da elegância das pessoas na rua, é a beleza dos edifícios, ricos em detalhes. Uma pena que não se teve a consciência de preservar essa arquitetura e essa beleza histórica do Centro da cidade. Os trilhos do bonde que aparecem, são dos bonde puxados por burros, visto a inexistência de fios, os bondes elétricos apareceriam anos mais tarde.

Rua São Bento nos primeiros anos do Século XX.
Rua São Bento nos primeiros anos do Século XX.

Em conjunto com as Ruas Direita e XV de Novembro, a Rua São Bento formou o célebre “Triângulo” paulistano, centro da vida comercial, intelectual e elegante da São Paulo de finais do século XIX e início do século XX. No seu cruzamento com a Rua Direita, tínhamos também o famoso “Quatro Cantos”, numa época em que ainda não existia a Praça do Patriarca. Era este um dos pontos mais frequentados da cidade. O nome “São Bento”, dado a esta rua, refere-se ao Mosteiro de São Bento, localizado no Largo de mesmo nome.¹

Postal da Rua São Bento nos primeiros anos do século XX – Acredito que a foto tenha sido batida em direção a futura Praça do Patriarca (que nesse tempo ainda não existia, só seria aberta em 1922).
Fonte: ¹Dicionário de Ruas de São Paulo

Anúncios

5 comentários Adicione o seu

  1. Carmen Evangelho disse:

    Parabénjs Felipe Herculano … vou acompanhar o blog …. bjs Carmen Evangelho

    Curtir

  2. Rodrigo Andrade Ruiz disse:

    Parabéns, caríssimo Felipe Alexandre Herculano! Grande contribuição para a História de Sampa, essa musa que amamos! Sucesso sempre!

    Curtir

  3. Maria Alexandre disse:

    Continuação de um bom trabalho. Bj.

    Curtir

  4. valdir pinto disse:

    Parabens! vou acompanhar !

    Curtir

  5. Martin Jayo disse:

    Parabéns Felipe! Abraço!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s