Igreja do Rosário em aquarela de José Wasth Rodrigues

Bom Dia!

Bom Dia!
Bom final de semana!

Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos ou simplesmente, Igreja do Rosário, em aquarela de José Wasth Rodrigues.

A primeira capela da irmandade dos Homens Pretos foi construída por um grupo de católicos negros por meio de doações no ano de 1710, e o local onde fora erguida passou a ser chamado de Largo do Rosário (atual Praça Antônio Prado), assim como a rua, que ligava o local ao Largo da Sé (atual rua XV de Novembro). No século 19, erguiam-se ali pequenas casas que serviram para administração e atividades sociais da igreja.

Em 1904, por conta de um projeto de urbanização, a Igreja do Rosário foi demolida e a Prefeitura concedeu a área do Largo do Paiçandu para a construção da nova capela como indenização. Nessa época, a já Praça Antônio Prado passou a ser considerada um dos mais importantes locais na cidade, por onde passavam diversas linhas de bonde e ficavam os bons restaurantes e confeitarias.

Igreja do Rosário em aquarela de Wasth Rodrigues
Igreja do Rosário em aquarela de Wasth Rodrigues

A imagem é de uma série de 25 postais lançados no final dos anos 1950 pela Edições Marfim LTDA, intitulados “Documentário No 1 – São Paulo Antigo”. Todos os postais são de aquarelas de José Wasth Rodrigues.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s