Como era verde o meu vale…

Boa Tarde!

Fico fascinado com a maioria da fotos que encontro de São Paulo, mas certamente, as que me fazem viajar no tempo são as fotos de família. Me fascinam pois são as lembranças de pessoas como nós, de uma cidade que praticamente não existe mais.

A foto foi enviada pela leitora Miriam Torrês. Na imagem estão Rosa (sua mãe), uma amiga e Nair (sua tia). As três estão sentadas no alto do vale, vale esse conhecido como Itororó, por onde passa atualmente a Avenida 23 de Maio. Nesse campo de futebol, seu tio costumava “jogar bola”. Sua mãe, que atualmente está com 93 anos diz que de um lado ficava a Avenida Itororó e do outro a Rua Maestro Cardim.

Toda essa região era cortada pelo Rio Anhangabaú, que tinha sua nascente no atual bairro do Paraíso, pouco a pouco, porém, o Vale do Itororó, nome emprestado de um córrego existente à altura da atual Rua Condessa de São Joaquim, passou a predominar, e a designação Vale do Anhangabaú ficou restrita à área atual.

Vale do Itororó em 1941 - Foto do acervo familiar de Miriam Torres
Vale do Itororó em 1941 – Foto do acervo familiar de Miriam Torrês

Foto de 20/10/1941
Acervo Pessoal Miriam Torrês.

2 comentários Adicione o seu

  1. Maria Sylvia Nogueira de Toledo disse:

    “Eu fui no Itororó, beber agua, não achei, encontrei bela menina……..” !941, tempo da 2ª Guerra Mundial, o mundo em chamas! Mas aqui tínhamos momentos para curtir esta tranquilidade, Graças a Deus!

    Curtir

  2. Débora Maria da Costa Torres disse:

    Esta musica minha mãe me ensinou,linda foto histórica,impressionante que em tão pouco tempo tudo tenha mudado tanto…

    Curtir

Deixe um comentário

