Lembranças Constitucionalistas

Bom Dia!

A foto foi enviada pelo amigo Rodrigo Andrade Ruiz. Ele é responsável pelo desenvolvimento de pesquisas e turismo histórico na cidade Itapira, interior do Estado, palco de eventos importantes na Revolução Constitucionalista de 1932, pois estava numa posição estratégica. Na cidade ficava o famoso setor de Eleutério.

O rapaz de terno claro, Sr. Mario Cintra, combatente de Itapira em 1932 no Jardim da Luz.
O rapaz de terno claro, Sr. Mario Cintra, combatente de Itapira em 1932 no Jardim da Luz.

Na imagem, à direita, de terno claro, o jovem itapirense Mario Cintra, que durante a Revolução Constitucionalista de 1932 esteve na vanguarda das forças paulistas chegando ao posto de tenente e participando da famosa Batalha do Morro do Gravi em Itapira no dia 4 de Setembro de 1932. Após a queda da cidade nas mãos dos ditatoriais, soldados da Bahia cercaram e revistaram a casa dele, pois queriam prendê-lo, mas ele havia fugido para a capital. Cintra faleceu em 1950. A foto foi tirada no Jardim da Luz, os rapazes estão sentados na escada da gruta ali existente, nos início dos anos 1920.

A foto foi gentilmente cedida ao Rodrigo pela filha de Mario Cintra, Amonclayr de Moraes Cintra, que digitalizou e nos disponibilizou essa preciosidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s