Palácio do Correio

Bom Dia!
Boa Sexta!

Palácio do Correio

Os Correios na Capitania de São Paulo foram criados em 28 de julho de 1798 e sua primeira sede estava localizava na ala lateral do Convento do Colégio, mudando-se em 1877 para um sobrado na esquina das ruas do Carmo (atual Roberto Simonsen) e da Fundição (atual Floriano Peixoto). Depois mudou-se para um prédio no Largo do Tesouro, esquina com Pátio do Colégio, pertencente ao Conde de Prates. Finalmente, durante a gestão de Clodomiro Pereira da Silva na direção-geral dos Correios, a empresa resolveu construir seu primeiro prédio próprio em São Paulo, em meio a um amplo programa de expansão.

Terrenos da União situados entre a Avenida São João e a Rua do Seminário, onde antes se situava o Seminário das Educandas, primeira instituição de ensino para moças em São Paulo. O projeto e execução da obra foi encarregado o Escritório Técnico Ramos de Azevedo. A autoria do prédio dos Correios é portanto de seu sócio Domiziano Rossi e provavelmente também de Felisberto Ranzini, ambos italianos.

Palácio do Correio  e Monumento a Giuseppe Verdi - Década de 1920
Palácio do Correio e Monumento a Giuseppe Verdi – Década de 1920

A pedra inaugural do edifício dos Correios e Telégrafos foi colocada em outubro de 1920, e sua conclusão se deu no prazo recorde de dois anos, sendo inaugurado em 20 de outubro de 1922.

Toda serralheria foi executada pelo Liceu de Artes e Ofícios. Depois de ser tombado pelo patrimônio histórico, o edifício ficou anos inutilizado. Depois de uma autorização, voltou a ter sua função original.

Na imagem, o Palácio do Correio e em sua frente, o Monumento a Giuseppe Verdi, na praça de mesmo nome (o monumento se encontra no final da escadaria de acesso entre o Vale e a rua Libero Badaró), do lado esquerdo, a Avenida São João. é interessante notar que os postes que aparecem na imagem, são a gás e convivem com a iluminação por energia elétrica, que são essas luminárias em tirantes (penduradas em fios). Acredito que a foto seja ainda da década 1920.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s