O Belvedere

Bom Dia!
Boa Semana

Um belo postal da Avenida Paulista, vista do Belvedere Trianon.

O Belvedere Trianon da Avenida Paulista, de onde se avistava um belo panorama da cidade, foi projetado por Ramos de Azevedo e inaugurado em 1916 pelo prefeito Washington Luís. Era um dos passeios preferidos dos paulistanos. Tinha restaurante, salões de festas, salões copiados de Versalhes, galeria e pérgula com uma estátua em cada extremidade. Do Belvedere, via-se o todo o Vale do Anhangabaú.

1920 - Avenida Paulista do Belvedere Trianon - Edição Malusardi - Delcampe cópia

A área desempenhou, durante 20 anos, um papel social da maior importância na cidade de São Paulo. Foi um ponto de reuniões, junto à principal via de articulação dos bairros de alta renda, a Avenida Paulista. Com seu restaurante e confeitaria converteu-se no ponto de encontro da sociedade paulistana: bailes, homenagens políticas, carnaval e até o manifesto modernista. A partir dos anos 30 foi perdendo importância e lentamente foi sendo abandonado

No final da década de 1930, o Trianon encontrava-se decadente, sem a conservação necessária de seus pavilhões. Na década de 1950, o pavilhão norte foi derrubado pela prefeitura para a construção do Museu de Arte de São Paulo, o MASP.

Na imagem, a Avenida Paulista vista do Belvedere Trianon. Do outro lado da avenida, o Parque Ten. Siqueira Campos (Parque Trianon). Edição Malusardi – Década de 1920. Postal encontrado em um site de leilões.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s