Cine Central – Delegacia Fiscal

Bom Dia!
Cine Central – Delegacia Fiscal

Até 1916, todos os cinemas em São Paulo funcionavam em velhos barracões improvisados. O primeiro deles a ter um prédio próprio especialmente construído para suas finalidades foi o Central, inaugurado em 27-12-1916, quarta-feira, conforme publicado no jornal Correio Paulistano do dia seguinte.

Cartão postal da Collectoria Federal, possivelmente nos anos 20.  Em frente ao  edifício, a então Praça Guiseppe Verdi e o Monumento a Verdi
Cartão postal da Collectoria Federal, entre os anos de 1911-1913 . Em frente ao edifício, a então Praça Guiseppe Verdi (hoje toda essa área é chamada de Praça do Correio) e o Monumento a Verdi. A rua a esquerda é a Anhangabaú e a direita a Formosa.

Erguido pela Cia Antarctica, o Central ocupou o mesmo terreno onde estivera antes o Cine Bijou (considerado o primeiro cinema da cidade) e o Teatro Politheama. Ambos foram destruídos por um incêndio em 1914. Mais tarde, a Antarctica criou mais abaixo o Cassino Antarctica, aproveitando as instalações de um velho café-concerto. Em 1921 o prédio foi ocupado pela Recebedoria de Rendas (conhecido também como Colletoria Federal) e em 1947 foi demolido para a remodelação do vale do Anhangabaú.

A mesma imagem dopostal acima, em versão colorizada editado entre 1911-1910 pela Typographia Brazil de Rotschild & Co.  Nº 22 .
A mesma imagem do postal acima, em versão colorizada editado entre 1911-1913 pela Typographia Brazil de Rotschild & Co. Nº 22 .

O monumento ao compositor Giuseppe Verdi (1813 – 1901) é um presente da colônia italiana à cidade de São Paulo e foi inaugurado em 1921 no Parque Anhangabaú. O autor do projeto foi o escultor de origem italiana radicado no Brasil, Amadeu Zani. Com as obras de remodelação urbanística do vale do Anhangabaú , o monumento foi transferido para as escadarias da rua Dr. Miguel Couto (entre a rua Líbero Badaró e o Vale).

Fonte Texto: Blog da Eli Mendes / Saudade Sampa
Foto: Cartão Postal da Colletoria Federal encontrado no Ebay.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s