O Vale em 92

Bom Dia!

A sequência de fotografias foi enviada pelo amigo, Eduardo Benzatti.
Ele registrou as mudanças que estavam ocorrendo no Vale do Anhangabaú no ano de 1992 (somente a primeira imagem é de 91). O local deixava de ser uma grande avenida para ser novamente um parque. São seis imagens, e os detalhes de cada uma estão nas legendas.

Fotografia tomada a partir do Viaduto Santa Efigênia em janeiro de 1992. Na parte de baixo, vê-se ainda parte das obras de finalização do novo Vale do Anhangabaú. Obras essas iniciadas na gestão do prefeito Jânio Quadros e entregue à cidade gestão da prefeita Luíza Erundina.As construções à esquerda do Palácio do Correio (com o anúncio das panelas Clock), foram demolidas para abertura da atual Praça das Artes.
Fotografia tomada a partir do Viaduto Santa Ifigênia em janeiro de 1991. Na parte de baixo, vê-se ainda parte das obras de finalização do novo Vale do Anhangabaú, que deixava de ser avenida para voltar a ter sua função original de Parque. As obras foram iniciadas na gestão do Prefeito Jânio Quadros e o local foi entregue à cidade gestão da prefeita Luíza Erundina. As construções à esquerda do Palácio do Correio (com o anúncio das panelas Clock), foram demolidas para abertura da atual Praça das Artes. No fundo, o Viaduto do Chá e o Edifício Matarazzo, nessa época uma agência do Banespa, hoje, a Prefeitura da Cidade.
Vista do "Boulevard São João" a partir do mirante do Edifício Martinelli em abril de 1992. Detalhe para Agência do Correio Central (Palácio do Correio) antes da sua grande reforma que substituiu as antigas telhas e o telhado por uma estrutura de vidro que permite a entrada da luz natural. É bonito ver como há uma preocupação estética dos "Mosaicos Portugueses" confluírem para a entrada do prédio dos Correios.
Vista da Praça do Correio a partir do mirante do Edifício Martinelli em abril de 1992. Detalhe para Agência do Correio Central (Palácio do Correio) antes da sua grande reforma que substituiu as antigas telhas e o telhado por uma estrutura de vidro que permite a entrada da luz natural. É bonito ver como há uma preocupação estética dos “Mosaicos Portugueses” confluírem para a entrada do prédio dos Correios.
Fotografia tomada a partir do vale do Anhangabaú em  janeiro de 1992. Vista do Teatro Municipal e do Monumento a Carlos Gomes. Na parte de baixo, vê-se a parte das obras de finalização do novo Vale do Anhangabaú - que seria devolvido à cidade dias depois, na gestão da então prefeita Luíza Erundina. É interessante notar as publicidades nos edifícios.
Fotografia tomada a partir do Vale do Anhangabaú em janeiro de 1992, onde vê-se o Teatro Municipal e o Monumento a Carlos Gomes. Na parte de baixo, é possível notar a finalização das obras do novo Vale do Anhangabaú. É interessante notar as publicidades nos edifícios.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vista do "Boulevard São João" a partir do mirante do Edifício Martinelli em abril de 1992. Detalhe (só perceptível do alto) para a o desenho da calçada portuguesa ou mosaico português, também conhecida como pedra portuguesa no Brasil. "Nome consagrado de um determinado tipo de revestimento de piso utilizado especialmente na pavimentação de passeios e dos espaços públicos de uma forma geral. Este tipo de passeio é muito utilizado em países lusófonos¹." (¹Wikipedia)
Vista do “Boulevard São João” a partir do mirante do Edifício Martinelli em abril de 1992. Detalhe (só perceptível do alto) para a o desenho da calçada portuguesa ou mosaico português, também conhecida como pedra portuguesa no Brasil. “Nome consagrado de um determinado tipo de revestimento de piso utilizado especialmente na pavimentação de passeios e dos espaços públicos de uma forma geral. Este tipo de passeio é muito utilizado em países lusófonos¹.” (¹Wikipedia)
Vista do Boulevard e da Avenida São João a partir do mirante do Edifício Martinelli em abril de 1992. Detalhe para a esquina do Boulevard com a rua Formosa, à esquerda (com o anúncio das panelas Clock), hoje, toda demolida para dar lugar a ampliação da Praça das Artes. Ao final do Boulevard (no trecho da Avenida São João, quase esquina com a Rua Conselheiro Crispiniano) ainda se vê o portal de concreto que delimitava a "entrada" do calçadão. Essa estrutura de concreto já foi demolida.
Vista do Boulevard e da Avenida São João a partir do mirante do Edifício Martinelli em abril de 1992. Detalhe para a esquina do Boulevard com a rua Formosa, à esquerda (com o anúncio das panelas Clock), hoje, toda demolida para dar lugar a ampliação da Praça das Artes. Ao final do Boulevard (no trecho da Avenida São João, quase esquina com a Rua Conselheiro Crispiniano) ainda se vê o portal de concreto que delimitava a “entrada” do calçadão. Essa estrutura de concreto já foi demolida, e do lado direito, a torre da Igreja de Nossa Senhora do Rosário.
Fotografia tomada a partir do vale do Anhangabaú com o Viaduto do Chá ao fundo, em janeiro de 1992. Na parte de baixo, vê-se ainda parte das obras de finalização do novo Vale do Anhangabaú. Notem que ainda havia a antiga passarela embaixo do viaduto, que com a reformulação do Vale e a construção do túnel, a passarela perdeu a função.
Fotografia tomada a partir do vale do Anhangabaú com o Viaduto do Chá ao fundo, em janeiro de 1992. Na parte de baixo, vê-se ainda parte das obras de finalização do novo Vale do Anhangabaú. Notem que ainda havia a antiga passarela embaixo do viaduto, que com a reformulação do Vale e a construção do túnel, a passarela perdeu a função.

 

 

 

 

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

  1. Obrigado, amigo. Bela montagem!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s