Transformação

Bom Dia!

O ponto mais fotografado da cidade e, um dos que mais sofreu transformações com o crescimento acelerado e desordenado de São Paulo.

A cidade havia sido projetada para crescer ao redor de três grandes parques e utilizar seus grandes rios. Os rios foram canalizados e esquecidos e o primeiro dos parques a ser ser transformado em avenida foi o Anhangabaú, que deu lugar a avenida Prestes Maia (os outros parques são o Dom Pedro II, que foi detonado por viadutos e pontes e o da Luz, que perdeu parte de seu terreno original, mas ainda é parque.)

1946 - Vale do Anhangabaú - Sentido Ifigênia - Fotolabor - DCP

Em primeiro plano, do lado esquerdo, parte da fachada do Edifício Alexandre Mackenzie, antiga sede da empresa canadense de energia São Paulo Light & Power Co, hoje shopping Light e do lado direito, o edifício Matarazzo, antiga sede das Indústrias Matarazzo, agência do Banespa e hoje a Prefeitura. No plano médio o Viaduto do Chá, seguido pelo palacete, o edifício Sampaio Moreira e o segundo palacete Câmara Municipal, o Clube Comercial, o edifício Martinelli e a ponta do edifício Altino Arantes, sede do Banespa, hoje Santander. Em segundo plano, o Viaduto Santa Ifigênia.

O postal foi editado por Fotolabor. A foto deve ser de 1948/1950

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s