Correio Geral e o Coreto

Correio Geral – Pateo do Collegio

“O edifício do Correio Geral começou a ser construído em 1888 e ficava na quadra compreendida pelas ruas XV de Novembro, Rua Anchieta, Rua do Tesouro e Pátio do Colégio. Foi demolido em 1927. Pertencia ao Conde de Prates, genro do Barão de Tatuí.

A primeira sede central dos Correios ficava ao lado do convento do Colégio. Em 1877 mudou-se para a esquina da Rua do Carmo com a Rua da Fundição (atual Floriano Peixoto). Depois a central foi transferida para o Largo do Tesouro. Finalmente, em 1922, depois de adquirir seu primeiro imóvel próprio, a central se mudou para a antiga Praça Verdi, hoje Praça do Correio.”¹

Na imagem, um postal circulado em 1916, editado por F. Manzieri, Correio Geral aparece do lado esquerdo. Do lado direito, o coreto onde tocava a banda Força Pública. Encontrei em um texto chamado “Pátio do Colégio, Largo do Palácio” (Anais do Museu Paulista, Vol. 6), uma citação de Jorge Americano, que fala sobre o local e seu coreto:

1916 - Jardim do Palácio - Coreto - Editor F. Manzieri - Ebay

“[…] A banda da Força Pública dava dois concertos por semana, às quintas-feiras no jardim do Palácio […] O Pátio do Colégio constituía o Jardim do Palácio, cercado de grades com dois portões abertos. No lugar de onde parte o viaduto Boa Vista, ficava o coreto, em forma de concha acústica voltada para o jardim… Terminado o jantar, às cinco, as famílias dos bairros vinham vindo. Sentavam nos bancos do jardim. Os vadios eram escorraçados e ficavam para o lado de fora das grades. (JORGE AMERICANO, 1898-1902 apud BRUNO,1981).

¹Texto: Blog Saudade Sampa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s