Igreja do Rosário

Bom Dia!

A imagem é conhecida, as poucas fotos que existem dessa igreja, foram tomadas desse ângulo. Trata-se da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos ou simplesmente, Igreja do Rosário.

1900 - Igreja do Rosário - Circulado em 1908 - Editores Vanorden & Co - Ebay Logo

A primeira capela da irmandade dos Homens Pretos foi construída por um grupo de católicos negros por meio de doações no ano de 1710, e o local onde fora erguida passou a ser chamado de Largo do Rosário (hoje Praça Antônio Prado), assim como a rua, que ligava o local ao Largo da Sé (atual rua 15 de Novembro). No século 19, erguiam-se ali pequenas casas que serviram para administração e atividades sociais da igreja.

A existência da Igreja do Rosário fez com que se concentrassem ali pessoas ligadas à irmandade religiosa, procurada principalmente por escravos e por negros alforriados, que acabavam por se estabelecer nas imediações, as quais abrigavam não somente atividades ligadas ao catolicismo e à devoção a Nossa Senhora do Rosário, mas também manifestações culturais típicas da comunidade afro-descendente.

Em 1904, por conta de um projeto de urbanização, a Igreja do Rosário foi demolida e a Prefeitura concedeu a área do Largo do Paiçandu para a construção da nova capela como indenização. Nessa época, a já Praça Antônio Prado passou a ser considerada um dos mais importantes locais na cidade, por onde passavam diversas linhas de bonde e ficavam os bons restaurantes e confeitarias.

Postal: Final do século XIX, início do XX, editado por Vanorden & Co. A rua que estão os tilhos do bonde puxado por burros, é a do Rosário, a Igreja estaria onde hoje temos o prédio da BM&F Bovespa.

Texto: Piratininga.org e Dicionário de Ruas de São Paulo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s