Saudade…

Bom Dia!

Saudade de um tempo que não vivi.

A atual Praça da República começou a ser formada ainda no século XVIII nas terras que pertenciam ao tenente José Arouche de Toledo Rendon. Como o tenente Arouche utilizava esse espaço para exercícios militares, o logradouro ficou conhecido como “Praça dos Milicianos”.

Anos depois, ali se realizavam festas, cavalgadas e touradas e por isso, seu segundo nome foi o de “Praça dos Curros”. Foi inclusive construído um anfiteatro de madeira por determinação do Marechal Daniel Pedro Muller. Mas, em 1823 tudo estava em ruínas.

1907 - Jardim da Praça da República - Guilherme Gaensly - Ebay Logo

No dia 28/11/1865, por iniciativa do vereador Malaquias Rogério de Salles, seu nome foi alterado para “Praça 7 de Abril”, uma referência ao dia 07/04/1831, data da abdicação de D. Pedro I. Entre 1872 e 1875, a praça passou por algumas reformas com a finalidade de transformá-la num centro pitoresco e de descanso.

Posteriormente, com a Proclamação da República aos 15/11/1889, os vereadores paulistanos alteraram o nome de várias ruas e praças da cidade que lembravam o antigo regime. Assim, a “Praça 7 de Abril” passou a ser chamada definitivamente de “Praça da República”. A partir de finais do século XIX e início do XX, a Praça da República passou por grandes transformações. Foi construído um belo edifício onde funcionava a antiga “Escola Normal” e os seus jardins foram completamente remodelados com a implantação de lagos e pontes.

Na imagem, o Jardim da Praça da República, em postal editado pelo mestre Guilherme Gaensly e circulado em 1907.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s