Última Missa

Boa Tarde!

A matéria da revista A Cigarra de abril de 1928, mostra a última missa realizada no Convento do Carmo. Ele seria demolido para a abertura da Avenida Rangel Pestana.

1928 - Última Missa no Convento do Carmo - Demolição - A Cigarra - 2Q Abril - APESP

Fundada pelo frei Antônio de São Paulo Pinheiro. em 1592, a Igreja do Carmo de São Paulo, em terras que ficavam num outeiro sobre a várzea do Tamanduateí, doadas por Brás Cubas. Quatro anos mais tarde, edificou-se o convento dos carmelitas. Este era dividido em velho e novo, “sendo que o antigo edifício ressentia-se da pressa que tiveram os religiosos de o edificar, pois foi o mesmo muito mal construído, fazendo-se mais tarde uma edificação moderna, ou o novo convento, como era denominado, contendo o mesmo um vasto dormitório, dividido em oito celas”. Em 1775 foi edificada a Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo, contígua ao convento. (…)

1910 - Igrejas do Carmo - Rua e Igreja da Boa Morte - Rosenhaim e Meyer - DCP
As igrejas do Carmo, nesse postal do começo do século XX. A parte que foi demolida é da torra da esquerda em diante. A rua que corre do lado direito é a do Carmo, e no fundo a Igreja da Boa Morte. Postal editado por Rosenhain & Meyer

O Convento do Carmo de São Paulo tornou-se um centro religioso muito forte no período colonial, com numerosos bens (…) No entanto, no século XIX, o Convento do Carmo apresentava sinais de decadência. Em 1836, era habitado apenas por dois religiosos. Em 1927, a Igreja do Carmo recebeu torres projetadas pelo escritório de Ramos de Azevedo, mas, no ano seguinte, o governo do Estado a desapropriou e demoliu, para a construção de uma grande avenida: a Rangel Pestana. A Igreja do Carmo fica hoje na rua Martiniano de Carvalho, na Bela Vista.

Imagem: Revista A Cigarra, 2.ª quinzena de abril de 1928, acervo do Arquivo Público de São Paulo – Texto: São Paulo 450 anos

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

  1. Herculano, um dia visitando o Convento encontrei uma simpática senhora que lá trabalha….depois de uma longa conversa ela me deu um livro que conta a história da Igreja que tem fotos que eu não tinha…. é claro que deixei uma pequeno valor
    pelo livro como contribuição….caso vc não tenha esse livro dê uma passada por lá quem sabe ainda eles tem….é sem dúvida um pequeno investimento que vale a pena…..caso não tenha mais a disposição entre em contato que eu te envio o livro como empréstimo para suas pesquisas….

    Curtir

    1. feherculano disse:

      Olá Marco Antonio!
      Vou passar sim, sabe me dizer o horário de funcionamento?. Bem interessante ter esses raros livros para pesquisa e agradeço a intenção de me empresta-lo.
      Abraço

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s