Santa Ifigênia

Boa Tarde!!

A Igreja de Santa Ifigênia, como é mais conhecida, ou Basílica de Nossa Senhora da Conceição e de Santa Ifigênia, está localizada na esquina da Rua Cásper Líbero com a Rua Santa Ifigênia, no bairro de mesmo nome .

1862 - Igreja de Santa Ifigênia
Igreja de Santa Ifigênia ainda no seu “auge” em fotografia da metade do século XIX (entre 1860/1870), possivelmente de autoria de Militão Augusto de Azevedo.

A atual Igreja de Santa Ifigênia está construída no lugar de uma das mais antigas capelas da cidade, a Capela de Nossa Senhora da Conceição, construída antes de 1720. Essa primeira capela foi reformada a partir de 1794, e, conforme edito do Príncipe Regente Dom João VI, em 1809 surgiu a paróquia de Nossa Senhora da Conceição e Santa Ifigênia, que deu nome ao largo e ao bairro localizado ao redor da igreja. D. João também determinou que a Irmandade de Santa Ifigênia e Santo Elesbão, cujos membros eram negros alforriados, se estabelecesse na nova igreja.

Na imagem, de autoria desconhecida, a antiga igreja de Santa Ifigênia, que foi demolida (assim como a maioria em estilo colonial), em 1905 para a construção do novo templo.
Na imagem, de autoria desconhecida, a antiga igreja de Santa Ifigênia, em processo de demolição no ano de 1905, para a construção do novo templo.

A igreja colonial foi demolida no início do século XX. A construção da atual igreja começou em 1904, sendo inaugurada, ainda inacabada, em 1910. As obras terminaram por volta de 1913. O estilo arquitetônico da igreja, que nada tem a ver com o antigo edifício colonial, tem um caráter neo-românico com detalhes neogóticos, inspirado em igrejas medievais do norte da Europa. O interior foi ricamente decorado com pinturas, vitrais, púlpitos e um órgão monumental.

Entre 1930 e 1954, em razão da construção da Sé de São Paulo, a Igreja de Santa Ifigênia serviu de catedral da cidade. Em 18 de abril de 1958, foi elevada ao grau de Basílica, pelo Papa Pio XII. Foi tombada pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (CONPRESP) em 1992.

Foto: Felipe Alexandre Herculano / Sampa Histórica

Foto antiga: Blog Saudade Sampa

A atual igreja de Santa Ifigênia, em fotografia de 2013.
A atual igreja de Santa Ifigênia, em fotografia de 2013.
Anúncios

1 comentário Adicione o seu

  1. Republicou isso em Sampa Históricae comentado:

    Boa Tarde!
    Ontem e hoje da Igreja de Santa Ifigênia.
    A publicação é de 2014, mas ganhou uma foto extra!
    Confere ai!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s