Paiçandu

Boa Noite!

Essa foto do Largo do Paiçandu é espetacular.

1920 - Largo do Paiçandú - Hotel Suisso e  Igreja Luterana Alemã - Roberto Moraes2
Década de 1920. Vemos do lado esquerdo, o Hotel Suisso, no centro, a Igreja Lutherana e o Hotel Victória. Ao fundo, do lado direito, o Hotel Regina, hoje São Paulo Inn, que juntamente com a igreja, são os únicos existentes.

A foto faz parte do acervo de Roberto Moraes.

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

  1. …estou desenvolvendo um álbum comparativo de sao paulo e ate agora nao consegui descobrir como se escreve…pesquisando em site de história , bibliotecas, literatura de pesquisas e livros encontro mesmo problema
    Veja o exemplo do Largo….exemplos; Paissandu, Paissandú, Paiçandú, Paiçandu, Paisandu, Paysandu..acho que tem mais por aí…outro sim…o mesmo ocorre com outros nomes de rua s e parques da nossa cidade…e mais Parque Ibirapuera ou Parque do Ibirapuera..veja Sacoman, Sacomân, Sacoma, Sacomâ….Pateo do Colégio…Patio do Collegio…Pátio do Collegeo…veja o exemplo da Fazenda Santa Ana do Acarau, Acaraú, Acarahu, Acarahú, a forma Acarahú está escrito nas telas do pintor e historiador Benedito Calixto ou Banedicto..esta Fazenda fica em São Vicente,.bom depois de 14 anos coletando fotos na internet para o álbum comparativo fico cada vez mais impressionado com os erros de informações até mesmo em livros históricos…veja este caso Estrada Velha de Santos…nao existe estrada velha no municipio de Santos….vide o erro de geografia na musica de Roberto Carlos.Abraços…num trecho que canta: nas curvas da estrada de Santos…nao existem curvas na estrada de Santos, pois dentro deste municipio a parte da Via Anchieta é de apenas 12/14 quilometros ou kilometros… e tem mai…s em linha semi reta. Algumas empresas usam em seus sites a palavra quilometro mas suas placas na estrada estão escritas KM……voltando ao Roberto Carlos o certo seria que o trecho da musica citada ser escrita assim: nas curvas da estrada de Cubatão…entendendo é claro que as citadas curvas sejam no local da descida da serra…voltando pela Estrada Velha de Santos, que na realidade a estrada é de Cubatao…ou Caminho do Mar ou Calçada de Lorena…ufa !!!…Bom pessoal, se eu ficar aqui passando os nomes usados na nossa cidade ou estado ou pais ainda não definidos ficarei aqui por uns poucos vinte anos tentando entender essa descrufunada situação…
    bjs e um forte abraço…

    Curtir

    1. feherculano disse:

      Olá Marco,
      Concordo, muitas palavras tem várias formas de ser escritas, e acredito que isso represente a mudança na forma de comunicar do paulistano. No caso, palavras indígenas que onde eram empregados os dois S, usa-se o Ç. O oficial, é Paiçandu.
      Sobre a Estrada Velha, seu nome oficial é Rodovia Caminho do Mar e seu raciocínio está correto, as curvas estão em Cubatão. Acredito que os antigos deviam chamar o caminho de “Estrada Velha QUE VAI para Santos” que com o passar dos anos virou a “Estrada Velha DE Santos”

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s