Vista da Sé

Bom Dia!

Um lindo registro do Largo da Sé.

À esquerda, a Casa Germaine, localizada na esquina da Praça com a Rua Wenceslau Brás. Projetado em 1907 pelo arquiteto Carlos Eckman, esse edifício era de propriedade de Germaine Lucie Burchard, filha mais nova do negociante Martinho Burchard. Foi demolido na 2,ª metade da década de 30 para a construção do edifício da Caixa Econômica Federal. O sobrado que aparece na esquina direita da Praça com a Rua Wenceslau Brás seria posteriormente demolido para a construção do Governador Hotel.No canto direito, a esquina com a Rua Santa Teresa e o terreno onde futuramente seria construído o edifício Mendes Caldeira. Ao fundo (da esquerda para o centro da imagem), a Igreja do Carmo, o Grupo Escolar do Carmo (atualmente ocupado pela Escola Fazendária de São Paulo) e, mais adiante, a torre da Igreja de N. S. da Boa Morte. Fotógrafo / editor: desconhecido.¹

Acredito que o fotógrafo esteja posicionado no Edifício Guinle, que nessa época era o edifício mais alto da cidade e na minha opinião, o “verdadeiro” primeiro arranha-céu da cidade (acesse esse link e veja nossa matéria sobre). A data, creio que seja segunda metade da década de 1910.

1915 - Largo da Sé - Palacete Germaine - Desconhecido - MCS¹ Postagem original e legenda do amigo Marcos César da Silva. 

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

  1. …se tem um lugar onde se demoliu, construiu, demoliu e construiu de novo várias Igrejas, esse lugar sem dúvida é a região da Sé….sinto falta dos vários sebos que “viviam” por ali…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s