Radial

Bom Dia!

Enquanto o Centro da Cidade se preparava para as comemorações do IV Centenário, inaugurando novas avenidas, pontes e edifícios, os bairros mais afastados também passavam por transformações, essas mais lentas e claro, menos pomposas.

As duas incríveis imagens abaixo, foram enviadas pelo leitor Carlos Eduardo Pelegrino e foram encontradas em uma pasta de documentos do seu sogro. A primeira é abertura da Radial Leste no ano de 1954, na altura do Brás, onde hoje está a passarela quase na rua da Figueira, as chaminés que aparecem ao fundo ainda existem, onde tempos atrás funcionou a casa noturna “Fabrica 5” na lateral do viaduto Alcântara Machado.

1954 - Radial Leste - Altura do Brás - Carlos Eduardo Pelegrino Caê

Essa segunda está no sentido oposto, onde hoje é a esquina da rua Wandenkolk com Radial.

1954 - Radial Leste - Altura do Brás - Sentido Oposto - Carlos Eduardo Pelegrino Caê

Conhecida por Radial Leste, via paralela à Estrada de Ferro Central do Brasil, que liga o Centro a Itaquera, até a Estação Corinthians-Itaquera do metrô, na Linha 3 – vermelha. É composta por vários logradouros como: Avenida Alcântara Machado, Rua Melo Freire, Avenida Conde de Frontin, Avenida Antonio Estevão de Carvalho e Rua Dr. Luiz Ayres. A continuação, conhecida como Nova Radial – Avenida José Pinheiro Borges.¹

¹ Dicionário de Ruas de São Paulo

Anúncios

3 comentários Adicione o seu

  1. Andréa disse:

    Oi Felipe, primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo espaço. É um bom lugar para conhecer a história de uma cidade vibrante como São Paulo. =) Assim, sou de uma editora e estamos produzindo um livro contando um pouco sobre a história da indústria de produtos de cimento. A entidade que a representa está completando 80 anos e estou em busca de uma imagem da Rua Quintino Bocaiuva, na década de 1930. Gostaria de saber se você alguma vez já esbarrou com uma imagem dessa. Aguardo seu contato e parabéns novamente. Andréa Mota.

    Curtir

    1. feherculano disse:

      Olá Andréa,
      Agradeço os elogios, fico feliz em saber que a página tem cumprido com seu papel, que é preservar a memória histórica e iconográfica da cidade.
      Infelizmente não possuo fotos da Quintino Bocaíuva, as fotos que possuo são anteriores ao período de seu interesse e o trecho em foco é em sua esquina com uma rua mais famosa e popular, a Rua Direita. Ruas como a Quintino, por serem menores, infelizmente foram desprezadas por fotógrafos da época.
      Estou a disposição para eventuais dúvidas.
      Abraço e boa sorte em sua caçada.

      Felipe

      Curtir

      1. Andréa disse:

        Oi Felipe, obrigada pela resposta. É… tanto é ignorada que eu procurei no Estadão e na Folha e só tem material de antes dessa época. Mas sabe, aproveitando o ensejo, você teria, por acaso a imagem Edifício Japurá, projetado por Eduardo Kneese de Mel, um complexo de cortiços no bairro do Bixiga, em São Paulo, localizado entre as ruas Japurá, Santo Amaro e Jacareí, em 1940? =) meu e-mail é andrea@bbbeditora.com.br

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s