São João

Bom Dia!!

Uma bela avenida São João no início da década de 1920.
Interessante notar que o bonde possuía seu próprio corredor, anos mais tarde o trânsito de veículos e bondes se daria pela mesma faixa, até a extinção do serviço de bondes em 1968. Outra coisa interessante é que a avenida era arborizada.
Em primeiro plano, do lado esquerdo, parte da lateral do Palácio do Correio. A foto foi batida em direção a Praça Antonio Prado e lá podemos ver a esquerda o Palacete Martinico, ainda existente porém descaracterizado, hoje sede da BM&F Bovespa. Postal editado por Foto Bayer.

1920 - Avenida São João - Direção Antonio Prado - Foto Bayer - DCP

6 comentários Adicione o seu

  1. …estava eu fotografando nesse local para o álbum comparativo…quando um senhor X que ficava ali para vender suas quinquilharias sobre um velho cobertor…me chamou e perguntou para que eu estava tirando fotos naquele local… e eu expliquei que era para um trabalho com fotos antigas de sao paulo…durante a conversa ele disse que tinha uma coisa que eu iria gostar muito….então ele abriu uma velha pasta de couro….e para meu espanto eu o vi tirando um álbum antigo e dentro dele havia uma série de fotos antigas…aquelas de 15mm x 20mm…eram 23 imagens da construção do banco do Brasil que fica ali na avenida são joão da década de 40…ele me ofereceu as fotos por um preço alto…então eu disse que aquelas fotos eram uma relíquia e que ele poderia ganhar um bom dinheiro….mas por aquele preço eu não ficaria com as fotos…e desejei que ele tivesse sorte com a venda para outra pessoa….é claro que fiquei apaixonado pelas fotos muito bem conservadas…mas o preço era “alto” para eu pagar…bem, nos despedimos e eu voltei a fotografar o local…minutos depois
    uma bela jovem veio ao meu encontro e disse que teria uma coisa pra me dizer…o senhor é fotógrafo como se pode notar…você estava conversando com o senhor X…disse ela…e eu respondi que sim..e ela disse reparei que o senhor gostou da imagens antigas…disse ela…respondi que sim…sem dúvida eu fiquei maravilhado com o álbum…foi então que ela deu uma ideia…eu faço parte de um grupo de dançarinas cigana na Casa de Cultura Salvador Ligabue na freguesia do ó…e que poderíamos fazer um acordo eu iria até lá tirar fotos do evento e ela me daria as fotografias antigas….eu disse ia pensar e pedi a ela uma forma de contato…ela me passou o telefone e o e-mail…dias depois resolvi aceitar o convite no dia marcado fui até o centro cultural e fotografei todo o evento…no final das apresentações ela me entregou as fotos e eu fui embora…dias depois eu voltei para terminar as fotografias do meu álbum e acabei encontrando aquele senhor X…que tinha as fotos antigas…ele me perguntou se eu estava feliz com as imagens…eu respondi que sim…foi então que ele me contou como havia conseguido as fotos…ele disse que estava remexendo uma caçamba que estava ali próximo ao correio e percebeu que dentro haviam muitas coisas velhas e antigas e no meio delas estava o álbum…ele pegou o álbum e outras coisas mais e voltou para o local onde ele costumava ficar….assim ele foi separando o que podia ser vendido e jogando fora o que não servia….bom, hoje guardo as imagens com muito carinho…mas fico imaginando como pode alguém jogar no lixo um documento tão importante da história de sao paulo….bom, estou fotografando as imagens para postar no blog no dia 25 de novembro..espero a visita de vocês no blog para que compartilhem comigo essa aventura que só a cidade de São Paulo pode proporcionar….Abraços…
    marco antonio campos machado.
    Obs.: até hoje não sei qual a relação da garota com o sr. x…bom, isso é uma outra história…um outro mistério…que voltarei em breve para contar…..The End…não, ainda não…
    http://www.saopauloontemehojealbumcomparativo.blogspot.com.br

    Curtir

    1. feherculano disse:

      Que bela história Marco.
      Não tem interesse em compartilhar essas fotos conosco?

      Curtir

      1. Ola Herculano…tenho o prazer sim de enviar as fotos… eu vou fazer umas fotos em casa e aproveito para fotografar as do banco e envio pra vc …ok abraços…e obrigado pela atençao ao texto…

        Curtir

      2. feherculano disse:

        Beleza Marco, fico no aguardo e eu que agradeço a sua fiel presença no blog!

        Curtir

      3. ola Herculano…acabei de postar no blog abaixo as 29 imagens da construção do banco do brasil…ok
        http://bancodobrasilconstrucao.blogspot.com.br/

        Curtir

      4. feherculano disse:

        Vou conferir e compartilhar!
        Abraço

        Curtir

Deixe um comentário

