SP 70′

Bom Dia!

Ontem compartilhamos essas três belas imagens em nossa página do Facebook.
As cidade foi capturadas pelas lentes do fotógrafo e pesquisador Gilberto Calixto Rios. Os registros mostram a agitada São Paulo de 1970, onde o Centro deixa de ser um lugar de permanência e passa a ser um lugar de passagem. A cidade motorizada.

A primeira eu acredito que seja a mais famosa, já circulou por diversas páginas do Face (sem os créditos, infelizmente) e recentemente em um passeio fotográfico pela região da República, eu e o Gilberto nos deparamos com a foto decorando o balcão de uma lanchonete. A foto é da avenida São João com o “Simca”, o Fusca e o Willys, na altura da rua Líbero Badaró. Na região daquele ônibus que está a esquerda, ficava o edifício da Delegacia Fiscal. Na esquina da direita, parte da fachada do Palácio do Correio. E como de costume, os postes da Light Tipo 16, embelezam a avenida.

1970 - Avenida São João - Sentido Marechal Deodoro - Gilberto Calixto RiosAs outras duas fotos foram tomadas do mesmo ponto, o viaduto Santa Ifigênia.
A primeira, voltada para o lado esquerdo, mostra o já nanico Martinelli, o Palacete Guanabara (com o luminoso da Chevrolet), em construção o edifício Grande São Paulo, erguido no lugar do Clube Comercial e inaugurado em 1971, o vizinho (baixinho) era o Palacete Prates acredito que em processo de demolição, o edifício Conde de Prates, o viaduto do Chá, o edifício Matarazzo, o Palacete Riachuelo (mais baixo, também com um luminoso), e o Hotel São Paulo. E ainda bem que não tinha “Cidade Limpa”, essa plaquinha do “Curso São Paulo – Madureza – Ginásio e Colégio”, é sensacional.

1970 - Anhangabaú - Visto do Santa Ifigênia - Lado Martinelli - Gilberto Calixto RiosA segunda, foi tomada para o lado direito, onde aparece a “praça” do Correio (cadê a praça?) e o Palácio do Correio. O grandão é o edifício CBI Esplanada, o prédio em segundo plano (com a placa no topo) é o edifício Brasilar e por último o Palácio Anchieta. E em ambas as imagens, o lendário “buraco do Adhemar” se faz presente (e o fusquinha em todas!).

1970 - Anhangabaú - Visto do Santa Ifigênia - Lado Correio - Gilberto Calixto RiosOs originais fazem parte do acervo de Gilberto Calixto Rios.
O Gilberto mostra seu trabalho (vídeos, apresentações, fotos) na sua página do Facebook, o São Paulo em Foco, confere lá.

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

  1. Alexsander Loula disse:

    Excelente trabalho Felipe, parabéns!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s