Teatro Guarany – Santos

Bom Dia!

Uma bela imagem de Santos que destaca o “Theatro Guarany”, acredito que seja década de 1920. A foto-postal é do editor F. Manzieri.

O Teatro Guarany situado na praça dos Andradas, foi construído em 1882 e é tido como um marco na história de Santos por ter sido palco de discursos do movimento abolicionista e republicano, e por ser um dos maiores patrimônios históricos da cidade.

Por volta de 1870, inúmeros espetáculos beneficentes pró-abolicionistas pela alforria dos escravos aconteceram no local. De suas sacadas, inúmeras personalidades da história paulista discursaram em comícios pela proclamação da república.

1930 - Santos - Teatro Guarany - F. Manzieri - DCP

Em 1981, um grande incêndio destruiu totalmente a sua parte interna, deixando apenas as suas fachadas intactas. Em 2003, o teatro foi adquirido pela municipalidade, e somente em 2008 foi feita sua reconstrução total, seguindo registros históricos e fotográficos do lugar. No dia 7 de dezembro de 2008, o teatro foi reinaugurado.

Nos dias de hoje, além de ser uma casa de espetáculos, o local serve como sede para a Escola de Artes Cênicas da Secretaria de Cultura de Santos.¹

Postal encontrado a venda no Ebay.
¹ Texto de http://www.guiadosol.com/santos/turismo/12/teatro-guarany

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s