“Skyline” Paulistano em 1930

Boa Tarde!

Era esse o “skyline”¹ paulistano na década de 1930 e bem quem poderia ter permanecido assim.

Seguindo a sequência da legenda do postal de Gustavo Prugner, temos o Prédio Martinelli, que teve sua construção iniciada em 1924, com projeto de 12 andares e foi inaugurado em 1930, 30 andares e 130 metros de altura. Foi arquitetado e projetado pelo arquiteto húngaro William Fillinger, da Academia de Belas Artes de Viena. Foi considerado o mais alto da América do Sul, perdendo o posto 1946, quando o edifício Altino Arantes foi inaugurado

.

1933 - Prédio Martinelli, Club Comercial e Prefeitura - Prugner - DCP

Na sequência, o Club Commercial, vizinho dos pavilhões do Parque Anhangabaú, seu autor foi o italiano Felisberto Ranzini, principal projetista do escritório Ramos de Azevedo. Foi inaugurado em também em 1930, e possuía diversos salões de baile, escritórios e lojas, além de ter sediado por algum tempo a Bolsa de Mercadorias. Foi derrubado no final dos anos 60, para a construção do Edifício Grande São Paulo.

E por último a Prefeitura da cidade em uma de suas mais belas sedes, um dos palacetes “gêmeos” do Conde Prates (Eduardo da Silva Prates 1860-1928), construído por volta de 1912 com projeto do engenheiro baiano Samuel das Neves foi demolido na década de 1970, para dar lugar ao Edifício Mercantil Finasa.

O postal foi encontrado no site de leilões Ebay.
¹ “Skyline”, no sentido aplicado a foto, em português pode ser chamado de “panorama urbano”. Pode ser conhecido também como “corte aéreo” ou “perfil aéreo”, que é a vista total ou parcial da silhueta de uma cidade no horizonte. É mais facilmente associado a grandes cidades com arranha-céus ou com predominância de edifícios em forma de torre.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s