O Cotidiano Paulistano I

Bom Dia!

São Paulo não era somente a bela cidade da “Belle Époque”, registrada por Guilherme Gaensly (1843-1928) ou em constantes obras, como a cidade mostrada por Aurélio Becherini (1879-1939).

A São Paulo de Vincenzo Pastore (1865-1918) é ainda o burgo aprazível que começava a acolher os imigrantes europeus, como o próprio fotógrafo. Pastore nasceu em Casamassima, na região da Puglia, Itália, e chegou a São Paulo em 1894, já como fotógrafo profissional. Montou estúdio na antiga rua da Assembleia (transferido posteriormente para a rua Direita) e tornou-se um dos mais ativos e conceituados profissionais da cidade.

1910 - Encontro de Mulheres Próx. Mercado dos Capirias - Vincenzo Pastore - IMS

Apesar da intensa atividade comercial em seu estúdio, é com os instantâneos de rua que Pastore desenvolve um trabalho realmente singular, que o situa entre os grandes documentaristas da capital paulistana. Na década de 1910, ele fotografa intensamente a região central da cidade, flagrando cortiços e seus habitantes: negros e mulatos marginalizados, jornaleiros, engraxates, feirantes, garotos brincando com bolas de gude e vendedores ambulantes, entre outros, pouco registrados até então. Pastore representa visualmente a dinâmica da mestiçagem que já vinha sendo discutida na literatura por intelectuais como Machado de Assis, João do Rio e Lima Barreto.¹

A foto mostra um encontro entre mulheres, próximo ao antigo Mercado dos Caipiras, c.1910, o mercado ficava no final da rua Gen. Carneiro, na região do atual terminal Parque Dom Pedro II. A senhora com a mão na cintura, possivelmente vinha das margens do Tamanduateí, onde lavava suas roupas.

Saiba mais sobre o Mercado dos Caipiras, nessas publicações anteriores no Blog do Sampa Histórica http://goo.gl/IV0iOe. Faremos mais publicações com as fotos do Pastore essa semana, aguardem!
¹ Fonte/Imagem: Portal do Instituto Moreira Salles.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s