O Parque e a Ladeira

Bom Dia!

Um pequeno panorama e de um ângulo pouco comum do Parque D. Pedro II, em postal editado pela Foto Postal Colombo, c. 1950.

1950 - Parque Dom Pedro e Ladeira General Carneiro - FPC - Ebay

O fotógrafo está posicionado na praça Fernando Costa (atualmente, parte dela é ocupada por um “camelodramo”). A esquina do lado direito é da rua 25 de março com a ladeira General Carneiro.
No final da ladeira se destacam três edifícios: o edifício em formato de “agulha” e está o edifício Azevedo Villares (rua 15 de Novembro). Do lado esquerdo dele está o edifício que sediou a Bolsa do Café e hoje abriga uma unidade do Tribunal de Justiça de São Paulo (rua Boa Vista com Pátio do Colégio).
E do lado direito, o edifício “Ouro para o Bem de São Paulo” (rua Álvares Penteado, 23), que foi construído com doações das alianças de casamento e outras peças em ouro, na célebre campanha para obtenção de fundos necessários à manutenção da Revolução Constitucionalista de 1932. Com o fim da revolução, a sobra do ouro que foi arrecadado foi doado à Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, que o utilizou para construção do edifício em seu terreno no Largo da Misericórdia.

O postal está sendo vendido no site de leilões Ebay.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s