Brincando de Colorir

Boa Noite!

A onda da brincadeira de colorir também chegou ao Sampa Histórica, só que no formato de três cartões postais da década de 1950.!
Se eu não estiver enganado, os postais foram impressos pela técnica de cromolitrografia “(…) onde todas as imagens têm o mesmo padrão no céu (azul e amarelo), as edificações têm uma variação tonal que vai do amarelo claro ao rosa, os veículos, os telhados e os toldos variam do tom terroso ao vermelhos, e as árvores são tingidas do mesmo verde(…)¹

A primeira imagem é da região do Parque D. Pedro II, a rua acredito que seja a 25 de março. Vemos no horizonte o edifício Altino Arantes, o Martinelli e em construção, o edifício São Paulo, sede do BB. Em construção do lado direito, imagino que seja o São Vito, a imagem gira em torno de 1950/1954 e foi editado pela Fotolabor.
(Errata: com o auxílio dos leitores, Manolo Ramirez e Alexandre Geisbrecht, a imagem foi tomada das proximidades da rua Dom Francisco de Sousa com a avenida Sen. Queiroz, o prédio que está em construção no canto direito, possivelmente seria o CBI-Eplanada).

1950 - Rua 25 de Março - Altino, Martinelli, BB, São Vito - Fotolabor - DCP A segunda imagem para colorirmos é da vista do Anhangabaú, porém em data anterior a imagem do primeiro postal. Essa eu acredito que esteja entre 1946/1950. Não vemos o edifício do Banco do Brasil em construção. Aos “pés” do Martinelli está o Palacete Guanabara. Todo esse quarteirão dos toldos coloridos foi demolido para ampliação e abertura da avenida Prestes Maia.

1950 - Vista do Anhangabaú - Skyline - Fotolabor - DCP

Por último, uma vista da então rua, hoje avenida, São Luiz, na República. Vemos do lado esquerdo a Escola Caetano de Campos. A edição também é da Fotolabor e acredito que seja da década de 1950. O Itália apareceria nesta vista somente em 1965.

1950 - Rua São Luiz - Colorizada - Fotolabor - DCPOs três postais estão sendo vendidos no Ebay.
O pessoal do quando a cidade também foi tomado pela onda colorizadora nessa publicação.
¹As informações quanto a técnica de colorização da imagem, foram retiradas do livro Guilherme Gaensly, Ed. Cosac Naify, pág.50.

Anúncios

5 comentários Adicione o seu

  1. Manolo Ramirez disse:

    A primeira foto ñ pode ser do Pq. D. Pedro,pois o Martinelli está à direita do “Banespão”,parece uma foto tirada da atual av.Senador Queiroz.após o cruzamento com a Prestes Maia.

    Curtir

    1. Não tinha me atentado a isso.
      Vou corrigir a informação.

      Curtir

  2. Oi, Felipe. Pelo ângulo, a primeira imagem não pode ser do Parque D. Pedro. Senão, o Martinelli e o São Paulo não estariam à direita do Altino Arantes — nem o São Paulo estaria à frente do Martinelli. Eu chutaria que a foto tenha sido tirada da Rua Dom Francisco de Sousa, a única que parece ser enviesada dessa maneira ao Altino Arantes.

    Curtir

    1. Tem razão, se visto do Pq. D. Pedro, o Altino aparece de outro ângulo.
      Qual prédio é o que está em construção do lado direito??

      Curtir

      1. Talvez o CBI Esplanada? Se for, delimitaria ainda mais a época da foto, pois ele foi inaugurado em 1951.

        Pensei também no Brasilar (o prédio dá um pouco de impressão de ser em formato de “L”), mas aí fugiria completamente da estimativa de data do cartão postal.

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s