O misterioso General Jardim

Bom Dia!

Inicialmente a ideia era apenas de publicar a foto na página voltada a Arte Tumular, mas como sempre tentamos trazer a tona as histórias dos personagens, quis saber um pouco mais sobre quem foi esse tal de General Jardim.

Jazigo do General Jardim, localizado logo na entrada (do lado esquerdo) do Cemitério do Araçá.
Jazigo do General Jardim, localizado logo na entrada (do lado esquerdo) do Cemitério do Araçá.
GEDSC DIGITAL CAMERA
Detalhe do Jazigo do General Jardim
Detalhe do Jazigo do General Jardim
Detalhe do Jazigo do General Jardim

O portal Dicionário de Ruas de São Paulo poderia ajudar a solucionar o problema, visto que no bairro da Consolação existe uma rua que leva seu nome, porém, a informação do site não nos dá muitos detalhes:

“O General João José Jardim notabilizou-se como grande defensor da legalidade, em São Paulo, durante a guerra civil de 1893 a 1894″¹

Rua General Jardim em postal do início do século XX. Acervo do blog Saudade Sampa.
Rua General Jardim em postal do início do século XX. Acervo do blog Saudade Sampa.

A guerra civil de que trata o pequeno e pouco elucidativo texto é a hoje conhecida Revolução Federalista, que ocorreu no sul do Brasil logo após a Proclamação da República. Instada pela crise política gerada pelos federalistas, grupo opositor que pretendia “libertar o Rio Grande do Sul da tirania de Júlio de Castilhos”, então presidente do Estado, e também conquistar uma maior autonomia e descentralizar o poder da então recém proclamada República. Empenharam-se em disputas sangrentas que acabaram por desencadear a luta armada, que durou de fevereiro de 1893 a agosto de 1895 e foi vencida pelos seguidores de Júlio de Castilhos.²

Mas e quem foi realmente o General Jardim?

Em mais pesquisas no Google, a informação que aparece é a mesma do Dicionário de Ruas e em uma matéria do jornal O Estado de São Paulo³, a rua chega a figurar como uma das em que seu nome são um mistério.
Encontrei outro “General Jardim”, esse de nome José Gomes de Vasconcelos Jardim (1773-1854)4, também ligado a conflitos ocorridos no sul do país, mas como podemos notar, as datas não batem. Outro General Jardim aparece nos periódicos da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional 5, esse era diretor da Estrada de Ferro Central do Brasil, porém suas referências aparecem no ano de 1895, ano posterior ao falecimento do nosso General Jardim.

Mas a Hemeroteca da BN sempre revela gratas surpresas e finalmente descobri quem foi o até então esquecido  e misterioso General Jardim:

Imagem do General Jardim, publicada no jornal Correio Paulistano de 14 de Agosto, Edição 11331, acervo da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional.
Imagem do General Jardim, publicada no jornal Correio Paulistano de 14 de Agosto, Edição 11331, acervo da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional.

Nesse pequeno recorte, mais detalhes sobre a carreira do distinto General

Notícia do Falecimento do General Jardim, publicado no Jornal A República de 16 de Julho de 1894, Edição 159, acervo da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional. (Clique para ampliar.)
Notícia do Falecimento do General Jardim, publicado no Jornal A República de 16 de Julho de 1894, Edição 159, acervo da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional.

E por fim, a matéria que nos dá todos os detalhes quanto ao ocorrido, inclusive elucidando um erro: seu nome era na verdade José Gomes Jardim e não João José Jardim, como afirma o Dicionário de Ruas e também deixa uma dúvida: o texto informa que o corpo do general foi levado ao Cemitério da Consolação, mas o jazigo encontra-se no Cemitério do Araçá. Quando será que foi transferido? Ou será que o jornal errou? Mas essas respostas ficam pra uma próxima publicação.

Matéria sobre falecimento do General Jardim, publicado no Correio Paulistano de 14 de Agosto de 1894. Edição 11331. Acervo da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional.
Matéria sobre falecimento do General Jardim, publicado no Correio Paulistano de 14 de Agosto de 1894. Edição 11331. Acervo da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional.

 

Notícia sobre o 2º aniversário de morte General Jardim, publicado no jornal O Republicano de "Cuyabá" em  27 de agosto de 1896, Edição 83, página 3. Acervo da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional
Notícia sobre o 2º aniversário de morte General Jardim, publicado no jornal O Republicano de “Cuyabá” em 27 de agosto de 1896, Edição 83, página 3. Acervo da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional


O recorte ao lado mostra a importância que teve o general. Após dois anos de seu falecimento, ainda eram feitas homenagens e cerimônias.

Fontes:
¹ http://www.dicionarioderuas.prefeitura.sp.gov.br/
² https://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Federalista
³ http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,nomes-de-5-mil-ruas-sao-misterio-na-prefeitura-imp-,578187
4 https://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Gomes_de_Vasconcelos_Jardim
5http://memoria.bn.br/hdb/periodo.aspx

Anúncios

3 comentários Adicione o seu

  1. Almir disse:

    No bairro da Penha está localizada a Praça Micaela Vieira que ninguém sabe quem foi, nem a Sub Prefeitura da Penha. No dicionário de ruas consta como Rua Micaela Vieira mas é uma praça.

    Curtir

    1. Olá Almir,
      As vezes esses nomes de ruas, praças e passagens de bairros homenageiam antigos moradores, ou parentes de moradores, fica difícil saber quem foi se nem a Prefeitura mantém um registro.
      Por exemplo, em Piracicaba, no bairro Dois Córregos, duas ruas homenageiam meus parentes, um a minha bisavó e a outra minha avó, sugestão do meu tio avô, que vive nesse bairro faz anos, desde que eram apenas chácaras… Não são pessoas importantes (historicamente falando)…

      Curtir

  2. Miguel disse:

    Referência ao Gal. Jardim, também, é feita na “Ata da 2ª sessão extraordinária” de 18 de julho de 1894, da “Escola Politécnica de São Paulo”. nesta sessão discute-se homenagens a serem feitas ao Gal. Jardim pelos seus “reais serviços prestados” à fundação da escola politécnica de São Paulo.

    “http://memoria.poli.usp.br/handle/123456789/294?discover?rpp=10&etal=0&filtertype_0=format&filter_relational_operator_0=equals&filter_0=Atas+da+Congrega%C3%A7%C3%A3o#page/37/mode/1up”

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s