Praia de Paulista

Bom Dia!

Hoje a praia do paulista são os shoppings centers, mas na década de 40/50, a praia da cidade era a “Praia Interlago”, nos então “Arredores de São Paulo”. A então praia da cidade é na verdade a represa de Guarapiranga, no bairro de Santo Amaro.

1950 - Praia de Interlagos - Arredores de São Paulo - FPC - DCP
Postal da década de 1950, mostra os “Arredores de São Paulo” e a Praia Interlago. Postal editado por Foto Postal Colombo

Inicialmente conhecida por Represa de Santo Amaro, a Guarapiranga teve sua construção iniciada em 1906 pela São Paulo Tramway, Light and Power Company, na época responsável pelo fornecimento de energia elétrica na cidade, sendo concluída em 1908. Em 1928, com o crescimento da região metropolitana de São Paulo, Guarapiranga passou a servir como reservatório para o abastecimento de água potável.

A construção da Represa de Guarapiranga e, posteriormente, da Billings, foi decisiva para o desenvolvimento da região de Santo Amaro, então um vilarejo autônomo nos arrabaldes de São Paulo

A partir dos anos 1920 e 1930, um crescente interesse pela ocupação das margens da represa, fez surgir loteamentos pioneiros que procuravam oferecer ao cidadão paulistano uma opção de lazer náutico. Daí o surgimento de bairros com nomes como Interlagos, Veleiros, Riviera Paulista e Rio Bonito.

Postal da década de 1950, Represa de Santo Amaro "Santo Amaro Dam".  Publicado pela Importadora Riex.
Postal da década de 1950, Represa de Santo Amaro “Santo Amaro Dam”. Publicado pela Importadora Riex.

Os postais foram encontrados no Ebay, e o texto sobre a represa é do Wikipedia.

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

  1. jose rubens disse:

    Eu nasci nesta década, na vila Madalena, na época havia bondes, leiteiro que entregava pão e leite na porta das casas. Podíamos andar nas ruas a qualquer hora, não havia a violência de hoje, nem tão pouco pessoas invadindo as margens das represas. Estas coisas de invasão, teve início nos anos 80. E o poder público, foi permissivo, ao ponto de hoje, termos que comprar agua de galão para tomar, e não tomar coliformes fecais das comunidades. Isto só é permitido no Brasil.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s