Postais e Lembranças

Bom Dia!

Sabe-se que o cartão postal surgiu no século XIX e existem três versões diferentes sobre sua invenção (que você pode conferir aqui: http://migre.me/dWYM8). No Brasil o postal foi instituído em 1880.

Em São Paulo, vários foram os editores (Malusardi, Francesconi, R. Ceppo, Casa Colombo, Rosenthal) e os fotógrafos (Guilherme Gaensly, Theodor Preising, Gustav Prugner) que fizeram com que o cartão postal se popularizasse.

Atualmente é um costume “ultrapassado”, mas por terem feito parte do cotidiano do paulistano por longos anos, hoje eles servem para nos contar as impressões do viajante/remetente e também mostram através de suas fotos, como era a cidade.

1908 - Postal Lembrança de São Paulo - Várias Imagens - Criança - Ebay

Nesse postal circulado em 1908, “Lembrança de São Paulo”, são mostrados vários pontos da cidade: Estação, Jardim e Mosteiro da Luz, Alameda Glete, Pátio do Colégio e outros locais que não consigo identificar. Me chama atenção é a criança com o cachorro, que não sei dizer se foi inserida no cartão a pedido do remetente (do tipo, “olhe como nosso filha cresceu”) ou se é um registro da passagem dessa criança pela cidade.

Já nesse outro da década de 1910, os principais pontos “turísticos” da cidade eram retratados. Serviam não só para guardar as lembranças dos viajantes, como também para vender a cidade para quem não a conhecia.

1908 - Lembrança de São Paulo - Várias Vistas - Au Petit Grand - DCP

Ambos postais de editor desconhecido e encontrados em sites de leilões.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s