Light & Matarazzo

Edifícios Alexandre Mackenzie e Matarazzo, respectivamente Shopping Light e Prefeitura de São Paulo, fotografados da Praça Ramos, esquina com a rua Xavier de Toledo.

 

15825906_1215809855139181_5051397024780434244_n
A empresa The São Paulo Tramway Light and Power instalou-se, no ano de 1899, em um prédio da Rua São Bento. O crescimento progressivo e a necessidades de espaços mais amplos levaram a empresa a adquirir o Teatro São José que, posteriormente, foi demolido para dar lugar a um novo prédio, capaz de acomodar todos os setores e funcionários. O projeto do “prédio da Light”, cuja denominação oficial é Edifício Alexandre Mackenzie, é de autoria dos norte-americanos Preston e Curtis, seguindo os preceitos do ecletismo, teve seu desenvolvimento em duas etapas.

A primeira fase – aquela cuja face mais extensa volta-se para o Viaduto do Chá – foi concluída em 1929 e executada pelo Escritório Técnico Ramos de Azevedo. A segunda, voltada para a Rua Formosa, de 1941, tem autoria do escritório Severo & Villares (sucessor de Ramos de Azevedo). Nessa etapa, foi projetada uma torre que acabou não sendo construída. Sediou as atividades da empresa até o final dos anos 1970 e em 1999 passou por remodelação e modernização para abertura do Shopping Light.

O edifício Matarazzo, também conhecido como Palácio do Anhangabaú, foi projetado pelo arquiteto italiano Marcello Piacentini, para servir de sede das Indústrias Reunidas F. Matarazzo, que funcionou no local de 1939 até 1972. Abrigou uma agência do Banespa, período que ganhou o apelido de “Banespinha” (pois o “Banespão” era título do edifício Altino Arantes) e desde 2004 abriga a prefeitura de São Paulo.

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

  1. Oi Felipe,

    Ótimos posts como sempre, parabéns e obrigado por compartilhar seu conhecimento.

    Por coincidência o tema da Caminhada Noturna de ontem abordou um pouco da história do Ed. Matarazzo. Quando puder participe, você vai gostar. Mais detalhes no site da caminhada.

    Abs,
    Alex

    Curtir

    1. Olá Alex,
      Vou me organizar e participar de uma caminhada noturna numa quinta dessas.
      Obrigado pelos leogios.
      Feliz ano novo!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s