Monumento

Praça Princesa Isabel e monumento ao Duque de Caxias.

Antes de se chamar “Princesa Isabel”, o local já foi denominado “Campo Redondo” e “Largo dos Guaianases” e fazia parte do terreno da Chácara Charpe ou Chácara Mauá, por ser propriedade do Barão e Visconde de Mauá. Sua atual denominação foi sugerida pelo vereador Henrique Queiroz na sessão da Câmara do dia 19/11/1921, dias depois do falecimento da Princesa, 14/11/1921.

 

15895043_1219877631399070_7285903350758739752_n.jpg

Em fins de 1941, foi instituído um concurso internacional de maquetes para criação de um monumento em homenagem ao Duque de Caxias, considerado o maior herói militar brasileiro. Vitor Brecheret foi o vencedor, entre 30 concorrentes, concebendo um modelo de gesso do monumento que, ao todo, tem aproximadamente 48 m de altura. O conjunto, como um todo, exalta a vida militar do Duque. O monumento só foi instalado e inaugurado em 1960 e Brecheret falecido cinco anos antes, não pode contemplar sua obra.

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

  1. Edison Loureiro disse:

    O local originalmente escolhido para o monumento foi o Largo do Paiçandu. e dizem que foi um custo convencerem as autoridades a escolher outro lugar. Não só o Largo seria muito pequeno para um monumento tão grande, como a coitada da Igreja do Rosário iria ser despejada outra vez.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s